sábado, 30 de março de 2013

PROGRAMA DE REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO - PRT

O Programa de Regionalização do Turismo é um modelo de Gestão Descentralizada e Participativa, lançado em abril de 2004. Pretende alinhar a política nacional de turismo com as políticas estaduais e municipais. Estimulando, desta forma, o incremento da competitividade nos destinos promovendo a cooperação e integração entre os municípios.
É um programa estruturante do MTur para promover o desenvolvimento turístico sustentável de forma regionalizada no Brasil. Traduz um modelo de gestão coordenada, integrada e descentralizada de política pública para diversificar, ampliar e estruturar a oferta turística brasileira. A Regionalização visa o planejamento, gestão, promoção e comercialização integrada e compartilhada dos municípios que compõem a região turística.
Na prática significa que municípios juntos, trabalhando de forma integrada e articulada, podem conseguir muito mais do que cada um em separado.


INSTÂNCIA DE GOVERNANÇA

INSTÂNCIA
Instâncias – níveis hierárquicos, nível de poder, esferas de poder.

GOVERNANÇA
Governança – ato de governar de maneira participativa e descentralizada, contando, além do setor público, também com a iniciativa privada e o terceiro setor.
         Organização social que se constitui em espaço de articulação dos atores sociais e de proposição, análise e monitoramento de políticas, planos e projetos na área do turismo sustentável.
         O Programa de Regionalização do Turismo considera as Instâncias responsáveis pela definição de prioridades; pela coordenação das decisões a serem tomadas; pelo planejamento e execução do processo de desenvolvimento do turismo na região.
         Devem participar, também, nas decisões políticas, econômicas e sociais no seu território de abrangência.
          Responsável pelas ações do Programa de Regionalização do Turismo como parceira do Estado em todos os níveis/ instâncias, conforme figura a seguir


          Sua finalidade é a articulação e o fomento do desenvolvimento regional do Turismo.
          As Instâncias foram criadas para auxiliar a operacionalização do Plano de Regionalização do Turismo.
         Tem por objetivo coordenar o Programa de Regionalização e cada ação é definida de acordo com os módulos disponibilizados pelo Ministério do Turismo.


INSTÂNCIA DE GOVERNANÇA DA GRANDE FLORIANÓPOLIS



          A Instância de Governança da Grande Florianópolis/IGF, associação sem fitos econômicos, é a entidade jurídica que dá corpo a Coordenação Regional do Programa de Regionalização do Turismo do Ministério do Turismo/ MTur na Grande Florianópolis.

OBJETIVO GERAL
Coordenar o Programa de Regionalização do Turismo em âmbito regional decidindo e conduzindo seu desenvolvimento.

MISSÃO
Fomentar o Turismo Sustentável na Grande Florianópolis, através da articulação entre os setores público, privado e terceiro setor.


Mais informações:















Nenhum comentário:

Postar um comentário