quinta-feira, 7 de março de 2013

2ª Caminhada para a Cachoeira do Retiro


Foto: Renato Müller.



Data: 16 de março de 2013 (a confirmar).
Saída: 9:30hs
Local: Beira Mar Norte, junto à arvore de natal e trapiche.
Destino: Cachoeira do Retiro – Santo Amaro da Imperatriz.
Tempo estimado de caminhada (ida): cerca de uma hora e trinta minutos.
O que levar: mochila, repelente, protetor solar, garrafa com água, suco ou outra bebida, lanche (chocolate, energéticos, sanduíche, frutas, bolachas...)
Atrativo: três piscinas naturais com águas limpas e frias.
Nível de dificuldade: fácil.
Descrição da caminhada: a maior parte do percurso é feita por entre a mata, cruzando córregos e atravessando um rio. O trajeto possui um único trecho de subida íngreme, logo após um breve descanso, a beira do rio que atravessaremos. No mais, as subidas, são menos íngremes e se alternam com pequenas descidas. Não há necessidade, em nenhum momento, de se fazer uso de equipamentos de escalada, como cordas, mosquetões e cadeirinhas. Esta trilha é percorrida a pé, caminhando, caminhando e caminhando. O local de banho, nas três piscinas naturais, ao final do percurso, fica em meio á mata, com possibilidade de usufruto de sombra e muita água fresca. O trajeto da volta é feito em menor tempo, já que a maior parte do percurso é de descida. Existem duas bifurcações no trajeto, por isso, é necessário conhecer o caminho e esperar os demais participantes e pelas pessoas que conduzirão o grupo. Aconselha-se que durante a caminhada seja feita com calça de agasalho comprida, pois em alguns trechos, a mata semi-fechada, pode ter galhos que arranhem as pernas dos caminhantes.

Horário de volta: saída da cachoeira, por volta das 15 ou 16 horas.
Chegada no centro da cidade: dependerá do movimento das rodovias.
Guia responsável: Renato Müller

OBSERVAÇÂO: não se trata de um passeio comercial, mas de um momento de lazer onde cada um dos participantes deverá seguir as determinações do guia e se comportar de forma responsável, sem colocar em risco, a sua própria vida ou de qualquer outra pessoa.

Na BR 101, os carros precisam pagar pedágio, na altura da cidade de Palhoça (ida e volta), além disso, para entrar no terreno que dá acesso, o proprietário cobra R$ 10,00 por pessoa. É neste local que os carros ficam estacionados e que iniciamos a caminhada que leva cerca de 1h30min.

Dúvidas ou outras informações com Renato (47) 9998-9742 ou pelo e-mail renato@ijz.org.br.













Nenhum comentário:

Postar um comentário